19 dezembro 2012

Gengibre, benefícios para a saúde e RA

Olá pessoal tudo bem por aí?
Por aqui tudo ótimo como tem que ser graças a Deus. 

Algumas amigas blogueiras me questionaram sobre o gengibre que estou tomando junto com a água diariamente já a algumas semanas, então resolvi fazer um post especial sobre o mesmo. Espero que gostem. e as auxiliem. =)

Gengibre


Rico em propriedades medicinais, ele é utilizado há mais de 3 mil anos como remédio para diversos males. "O gengibre é fonte de vitamina B6, cobre, magnésio e potássio. Por ser antioxidante, aumenta a imunidade, previne o câncer e ainda embeleza a pele e o cabelo", afirma a nutróloga Cristiane Coelho. Uma pesquisa do Instituto Hormel, da Universidade de Minnesota (EUA), concluiu que o gingerol - composto que dá sabor picante ao gengibre - retarda o crescimento de tumores no intestino. Essa planta de origem asiática também é antisséptica. Não à toa, é a estrela da culinária japonesa: "Ela é usada para neutralizar o paladar entre dois pratos", explica Cristiane.


Receita de vovó

Chá de gengibre é um ótimo descongestionante quando se está gripado. "Combate as doenças das vias respiratórias e da garganta por seu efeito antisséptico e anti-inflamatório", diz a nutróloga. É por isso que quem usa a voz para trabalhar, como os professores, costuma consumir balas e xaropes de gengibre. Mas os poderes vão além: uma substância chamada cineol (usada em fórmulas fitoterápicas) facilita a digestão e dá fim às náuseas, pois ativa a produção da secreção gástrica.


Agente detox

Acrescente uma colher (chá) de gengibre ralado em suas refeições diárias e note o número do seu manequim diminuir! "Ele é um alimento termogênico, ou seja, aumenta a temperatura do corpo, mantém o metabolismo acelerado e eleva a queima de gordura", garante Cristiane. Mais: como é rico em antioxidantes, combate os radicais livres e deixa a pele livre de rugas. "Para potencializar o efeito desintoxicante, consuma com alho e cebola."


Use com moderação

O consumo do gengibre tem contraindicação para quem é hipertenso ou tem problemas estomacais, como gastrite e úlcera. "Consulte sempre o seu médico, mesmo que não haja estudos conclusivos sobre o mal que sua acidez pode causar", avisa a especialista.


Do bom e do melhor

Na hora da compra, escolha um gengibre com a pele lisinha - assim você tem a certeza de que ele não está fibroso. Descarte os pedaços enrugados, sem cor e com as pontas mofadas: quando começam a envelhecer, ficam com o gosto mais forte e ardido. Guardado na parte de baixo da geladeira, dentro de um saquinho de papel (como o de pão), o gengibre permanece fresco por várias semanas.

Fonte: M.demulher


***************************************

"Contém óleos essenciais que produzem calor, ativam a circulação e otimizam a queima calórica", afirma a nutricionista Roseli Rossi.

- Chá 

Tome três xícaras ao dia: uma pela manhã, outra à tarde e uma à noite.

- Pó Divida 2 g do pó em três partes. Dilua cada uma em água. Tome antes das refeições.

- Tintura 10%* Beba de 15 a 30 gotas três vezes ao dia, antes das principais refeições.


Duas receitas de chá emagrecedores


1. Chá com camomila (receita da nutricionista Ioná Zalchman)
- 1 colher (chá) de gengibre ralado
- 1 colher (sobremesa) de camomila
- 200 ml de água fervida

Despeje o gengibre e a camomila na água e tampe por alguns minutos. Coe e tome quente.

2. Chá tradicional (receita da nutricionista Roseli Rossi)
- 1 colher (chá) de gengibre ralado
- 1 xícara (chá) de água

Despeje o gengibre na água e ferva por cinco minutos. Coe e tome morno. Se quiser, pode mastigar os pedacinhos da erva.

Contribuições para a saúde


Ação anti-inflamatória, antibacteriana e antisséptica O gengibre combate a proliferação de vírus e bactérias alojadas no organismo. Dor de garganta? Tome o chá da erva três vezes ao dia.

Turbina o sistema imunológico "Rico em antioxidantes, combate os radicais livres, prevenindo gripes e resfriados", explica o nutrólogo Andrea Bottoni.

Evita rugas precoces Segundo a nutricionista Ioná Zalchman, a mesma ação antioxidante que melhora o sistema imunológico também previne o envelhecimento precoce da pele.

Afrodisíaco Ao produzir calor, promove a vasodilatação e o aumento da circulação sanguínea. Isso facilita a ereção dos homens e intensifica a sensibilidade no clitóris das mulheres.

Previne o câncer Um estudo realizado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, mostrou que a composição do gengibre pode inibir o avanço do câncer de cólon.

Melhora a náusea Os óleos essencias da planta podem aliviar o enjoo decorrente da quimioterapia e o mal-estar de quem fica nauseado ao viajar. "Mastigue até 1 colher (café) de gengibre ralado para melhorar o problema", aconselha Roseli.

*Precisa de receita médica
Fonte: M.demulher


Legal não mesmo? 

Eu sempre tive dificuldade em beber água, e a água aromatizada com gengibre tem descido que é uma belezura.  Por uma incrível coincidência, enquanto pensava em fazer este post, li uma história de sucesso da amiga blogueira  Marcélia, do Blog 'É comendo que se emagrece' e ela também faz uso do gengibre em sua RA.  

Entrem no link que postei e leiam sobre sua história e evolução, ela emagreceu 40 kg em 01 ano de RA.. 

Achei bem interessante uma explicação dela no post sobre o título de uma das revistas, que é a seguinte:
  • A "dieta do limão", para quem não leu a revista, é simplesmente um cardápio de reeducação alimentar combinado com treinos diários, mas com a inclusão de sucos desintoxicantes preparados à base de limão  e que podem ser tomados logo de manhã. Também fala sobre o chá de gengibre, meu termogênico natural preferido e mais usado. Isso não quer dizer que exclua a prática de uma alimentação equilibrada e de atividades físicas diárias.

O que entendi e entendo sobre o que ela mencionou no texto acima: 

- Não é o limão, ou o gengibre, ou qualquer outro termogênico que utilizaremos na nossa RA que nos 'emagrecem' por assim dizer. E sim a combinação dos mesmos com as atividades físicas e a alimentação equilibrada. 

Eu vejo meu gengibre como 1% de toda minha RA. Mas esse 1% do gengibre, junto com 1% da pimenta vermelha que uso muito (outro alimento termogênico), + 1% do chá verde, 1% de chia e assim por diante... vai somando e complementando meu processo de emagrecimento. 

E vcs? 
Já experimentaram o gengibre?  

Em minha família já fazemos o uso dele a anos como xarope caseiro para dor de garganta. E sua eficácia é comprovada. É a garganta arranhar que logo já tomo 1 colherada do xarope caseiro e no outro dia já estou 100% de novo. Confesso que já estou tentada a usá-lo na culinária também. Testar novos sabores. Mas por enquanto que não testo, fico só na minha água e no xarope quando preciso hehe. 



Beijos beijos e um ótimo dia à todas.

5 comentários:

  1. Oi Keka, já ouvi falar muito bem do gengibre.. Até uso de vez em quando mas acabo me esquecendo.. mas acredito que ele faça bem, afinal qualquer coisa que dê uma ajudinha a mais vai bem!! Bjs

    ResponderExcluir
  2. oieee
    eu sei que gengibre faz mto bem pra saúde. Mas eu não gosto do gosto dele, é meio forte ne.
    bjao

    ResponderExcluir
  3. Obrigadoooo querida pelo recadinho carinhoso no blog !!!! Adorei viu sua linda

    ResponderExcluir
  4. otimas dicas!!!
    adoro gengibre!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Anônimo2/7/13 21:28

    recomendo para fumantes ao deitar se corta uma fatia de gengibre deixar na boca usar como bala queima colesterol limpa garganta .

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário! Fico muito feliz com seu carinho!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.